Em feriados e finais de semana, as redes corporativas tornam-se mais vulneráveis, com as equipes de operações de segurança trabalhando em níveis reduzidos de pessoal em plantão, e os ataques cibernéticos podem passar despercebidos até que seja tarde demais.
Mas, o que fazer?
Evitar ransomware envolve a implementação de práticas de segurança cibernética sólidas e a conscientização sobre possíveis ameaças. Aqui estão algumas recomendações para ajudar a proteger seus sistemas contra ransomware:
1 - Mantenha o software atualizado:
Certifique-se de que seu sistema operacional, navegadores, antivírus e outras aplicações estejam sempre atualizados. As atualizações muitas vezes incluem correções de segurança importantes.
Instale e mantenha atualizado um bom programa antivírus e antimalware. Realize verificações periódicas no seu sistema.
3- Faça backups regulares:
Faça cópias de backup regulares dos seus dados importantes e armazene-os em um local seguro, desconectado da rede. Isso pode ajudar na recuperação de dados em caso de um ataque de ransomware.
4 - Tenha cuidado com e-mails e links suspeitos:
Não abra e-mails de remetentes desconhecidos. Evite clicar em links ou baixar anexos de e-mails suspeitos. Verifique a autenticidade antes de interagir com qualquer comunicação eletrônica.
5 - Use firewalls:
Mantenha os firewalls do seu sistema e da sua rede ativados. Eles ajudam a bloquear tráfego malicioso.
6 -Restrinja privilégios de usuário:
Atribua os privilégios mínimos necessários para cada usuário. Isso pode limitar o impacto de um ataque, caso um usuário seja comprometido.
7 -Desative macros em documentos não confiáveis:
Desative a execução automática de macros em documentos do Office e PDFs, a menos que você tenha certeza de sua fonte e segurança.
Mantenha um olhar atento para atividades incomuns na sua rede. Isso pode ajudar a identificar possíveis infecções precocemente.
9 -Treine os usuários:
Eduque os membros da sua equipe sobre as práticas de segurança cibernética. Isso inclui a conscientização sobre os riscos associados a clicar em links suspeitos e a abrir anexos de e-mails desconhecidos.
10. - Utilize ferramentas de filtragem de conteúdo:
Use ferramentas que possam filtrar tráfego malicioso e bloquear sites conhecidos por distribuir malware.
Explore a possibilidade de implementar soluções de segurança avançadas, como sistemas de detecção de intrusões e prevenção de ameaças e até mesmo terceirizar a sua área de TI, para que todas essas ações sejam executadas de forma constante e eficiente. Mantendo sua rede sempre segura e atualizada contra possíveis ataques.
Comentarios